Home Mapa do Site Contato
Quem Somos Nós? Cardápio Corridas Eventos Notícias Imprensa Como Chegar Fale com a gente
Runner Café / Notícias / COMO CORRER 24 HORAS SEM ...
Como correr 24 horas sem parar?


"Determinação, treino, foco e principalmente amor pelo esporte", explica Valmir Nunes em seu livro autobiográfico Segredos de um Ultramaratonista, Editora Hemus

Chutar uma bola, aplicar um golpe, participar de uma longa corrida ou realizar um arremesso pode parecer simples depois de muitas repetições, mas é de se lembrar que essas práticas, hoje consideradas comuns, já causaram aquele friozinho na barriga até dos grandes atletas. Este primeiro "desafio" do esporte é bonito e todos os esportistas do mundo já o vivenciaram um dia, porém, esta não é a única barreira que os brasileiros precisam enfrentar para tornarem-se grandes vencedores.

Valmir Nunes conta no livro "Segredos de um Ultramaratonista" os arcanos que o fizeram superar todas as barreiras impostas pela infância humilde que viveu em Santos. Para ele, assim como para a grande maioria dos atletas brasileiros, os desafios não foram nada fáceis. "Não havia nenhum tipo de incentivo aos ultramaratonistas na época (início dos anos 90), a modalidade nem era reconhecida no país" afirmou em uma passagem da obra.

Nunes vivenciou momentos difíceis, mas nunca desistiu do sonho de tornar-se um grande atleta. Infelizmente, sua história de vida, contada em Segredos de um Ultramaratonista, é muito próxima a de ídolos brasileiros que começaram lá de baixo, muito pobres, e viraram referência nos respectivos esportes não por um grande projeto esportivo no país, mas, exclusivamente, ao talento que receberam ao nascer.

"As limitações estão dentro de cada um de nós"

Quando decidiu que seria um ultramaratonista, Nunes começou a estudar profundamente tudo que se relacionava com corridas de longa distância, fisiologia, treinos físicos e psicológicos, questões nutricionais e estratégias de competição. Gostava de correr em terrenos de areia fofa, locais íngremes e entre os morros para melhorar sua resistência aeróbica e também fortalecer as pernas.

Valmir passou, então, a cuidar dos próprios treinos e imprimir um alto ritmo para alcançar cada desafio. Determinação, coragem e muito foco são alguns dos ingredientes que fizeram do brasileiro um campeão. "As limitações estão dentro de cada um de nós", ensina o ultramaratonista.

Curiosidade

Naquela época, não existiam os tão comuns isotônicos. Valmir Nunes, durante os treinamentos, pegava 50 gramas de açúcar e misturava com um litro e meio de água para melhorar sua resistência. Esta era uma fórmula que ele havia lido no primeiro livro de fisiologia esportista que comprou.

[18 de setembro de 2009]
« voltar às notícias
Av. Nazaré, 1199 - Ipiranga - 04263-100 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3628-0570
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h30
Sábados, das 10h às 18h.